Menu

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

São Luiz agora é um bem nacional

IMAGEM RARA - Esta é a cidade fotografada em reportagem da revista Boa Estrela, da Mercedes Benz, publicada em 1978. A chapa mostra São Luiz despojada de antenas parabólicas, inexistentes na época, e dá uma boa idéia da paisagem agora tombada. Clique na foto para ampliá-la.
  Desde o último dia 10, o Brasil conta com um novo patrimônio cultural. Naquela data, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decretou o tombamento do conjunto urbano de São Luiz do Paraitinga, envolvendo o centro histórico da cidade e a paisagem da vizinhança.
 
    A medida irá atingir cerca de 450 imóveis e a preservação do território que se enxerga em volta do município, a região conhecida como os mares de morrostotalizando uma área de 6,5 milhões de m².
 
    O dossiê de tombamento de São Luiz do Paraitinga já havia sido finalizado pelo Iphan em 2009, mas precisou ser atualizado após a enchente do início do ano.
  
   Está prevista também a compra de um imóvel na praça Oswaldo Cruz, onde o IPHAN pretende instalar a Casa do Patrimônio, que será um centro de referência em preservação histórica de todo o Vale do Paraíba. Lá devem ser desenvolvidas atividades educativas e culturais, como oficinas, seminários, palestras, conversas, orientação técnica, exposições e eventos em geral. 

O QUE SIGNIFICA TUDO ISTO


   O patrimônio cultural é o conjunto de bens que contam a história de uma geração através de sua arquitetura, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos. Entende-se como um bem material, natural ou imóvel que possua significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação.
  
   Esses bens materiais e imateriais englobam também obras de arte ou artesanato,  criações como a literatura e a música; as expressões e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os locais que tenham expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral, assim como as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da flora.
   
    Seu tombamento significa a preservação e o restauro dos imóveis que, apesar de continuar pertencendo a seus proprietários, serão cuidados pelo Estado brasileiro, para evitar sua destruição ou descaracterização. Neles serão permitidas que se façam apenas obras de restauração e conservação.  O patrimônio histórico é importante para a compreensão da identidade histórica de uma determinada sociedade.

Postado Por: Enéas M.F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário