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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Walden, de Thoreau - Quarta Parte‏



Sobre o tempo

"O tempo é apenas o rio onde vou pescando."


Sobre o retiro e a solidão

"Não pode haver melancolia muito negra para quem vive em plena Natureza e mantém os sentidos serenos.

"Enquanto desfruto da amizade das estações, confio que nada pode fazer da vida uma carga para mim.

"Nunca encontrei companhia que fosse tão fiel como a da solidão. Na maioria das vezes somos mais solitários quando circulamos entre homens.

"Deus é só, porém o demônio está longe de ser só; ele é legião(*).

"Não sou mais do que uma pancada d'água em abril."


Sobre a exploração desmedida da terra

"Por avareza, egoísmo e um hábito rastejante do qual nenhum de nós está livre, o de encarar o solo como propriedade ou como meio de adquirir propriedade, a paisagem é deformada, a lavoura é degradada e o agricultor vítima da pior das vidas. Conhece a Natureza, porém como saqueador.

"Não respeito seu trabalho, nem sua fazenda, onde cada coisa tem seu preço; um sujeito que levaria ao mercado sua paisagem e seu deus, se conseguisse com isso algum dinheiro.

"Um sujeito em cuja fazenda nada cresce gratuitamente, os campos não produzem colheitas, nem as campinas flores, nem as árvores frutas, apenas dólares. Assim é a fazenda modelo.

"Falais dos céus, vós que degradam a terra."


Sobre o papel dos livros

"É algo ao mesmo tempo mais íntimo de nós e mais universal do que qualquer obra de arte.

"As coisas que ora parecem inexprimíveis, podemos encontrá-las impressas em algum lugar.

"Gastamos mais com artigos voltados à nossa alimentação e à doença, do que os destinados a suprir a mente.

"Muita coisa é impressa, mas pouco é o que deixa impressão."


Uma citação

"Não há ninguém mais feliz no mundo, a não ser os seres que gozam livremente de um vasto horizonte."
(Damodara)

(*)Nesta visão transcendentalista, Deus e demônio podem ser substituidos pela Verdade, e o segundo pela Mentira, por exemplo.

O Transcendentalismo, do qual Thoreau participava, era uma corrente de pensamento que acreditava em uma realidade superior à experimentada e limitada pelos cinco sentidos e a razão. Quanto à espiritualidade, entendia o papel divino como uma força amigável, ligada à Natureza e à simplicidade, questionando assim o caráter opressor das igrejas.

Este movimento artístico, cultural e espiritual de novas idéias, criado em meados do séc. XIX na Nova Inglaterra (EUA), teve como principal mentor o maior filósofo norte-americano, John Waldo Emerson.

Postado por: Enéas M.F.

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