Menu

sábado, 9 de outubro de 2010

Lech lechá (*)


   Nova passarela da cidade                                    Foto: Arnaldo Bonsch
O que será de mim que me trouxeste,
tendo a vida a passar por ti,
destino que espalha 
e noutra ponta ajunta.

Por cima um povo duro de dobrar,
em vão, as ilusões
e o Paraitinga sem juízo,
desde quando virou cidade.

Vá para ti,
além de minha natureza,
dimensão sem margem,
na inconjecturável
jornada da alma.

   (*) - Lech lechá significa, em hebraico, "Vai com você ou Vá para ti".Fala de uma passagem da Torá (livro sagrado judaico, formado pelos cinco primeiros livros da Bíblia cristã), em que o Altíssimo manda Abraão deixar sua casa e viajar à terra que Ele lhe mostraria. É uma metáfora interpretada como a jornada do Homem para o interior de si mesmo, sacrificando o passado para merecer o futuro, criando algo novo.
   Só uma viagem longa e solitária, em que se leva apenas as crenças, o modo de vida e a fé, seria capaz de definir quem de fato somos e o nosso verdadeiro destino, enfim.
   Os indianos têm um conceito muito revelador, representado na palavra dharma, que pode ser traduzida como dever ou missão de vida, que nos é estabelecida pela ordem universal, a que tudo rege. Na antiga sabedoria daqueles mestres,a vida tem um propósito que não enxergamos ou sentimos, por estarmos turvados com as preocupações mundanas do cotidiano.
   Aquela filosofia sinaliza que harmonizar com o dharma, vivendo a prática das virtudes com equilíbrio interno, é o grande desafio existencial. Nesta viagem de autotranscendência, indo além do tempo e dos cinco sentidos conhecidos, ninguém poderia nos conduzir. Nenhum esforço intelectual, orientação de gurus ou instrutores, assim como o apoio de religiões, teria o poder de lançar luz neste caminho, que só cabe a cada um de nós procurar, nas dobras de nossa alma.

Postado por: Enéas M.F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário