Menu

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Walden, de Thoreau - Segunda Parte

O lago Walden ao amanhecer
SOBRE OS INVENTOS

"Nem sempre há um avanço positivo com o que chamamos de progressos de hoje em dia. Nossos inventos costumam ser belos brinquedos que distraem atenção das coisas sérias. Não passam de meios aperfeiçoados para se atingir um fim que não se aperfeiçoou, um fim que já se encontrava lá."


SOBRE PIRÂMIDES E MONUMENTOS EM GERAL

"Em vez de se autocelebrarem por meio da arquitetura, as nações não deveriam fazê-lo pelo poder de seu pensamento abstrato ? O Bhaghavad Gita é muito mais admirável do que todas as ruínas do Oriente. Torres e templos são lixos de príncipes. A mente simples e livre não moureja sob ordem de nenhum príncipe.

"Da minha parte, gostaria de saber quem nessa época deixou de construí-los, quem estava acima de tais ninharias.

"Que tal se esforços semelhantes fossem despendidos (pelas nações) no sentido de aperfeiçoar e polir sua conduta ?

"O amor à arte dos construtores ocorre em todo o mundo, trate-se de um templo egípcio ou de um banco norte-americano."


ALIMENTAÇÃO, SOB A PERSPECTIVA DO RETIRO

"Aprendi com a experíencia de dois anos, que custaria inacreditavelmente pouco trabalho obter-se a alimentação necessária. E que o homem pode adotar uma dieta simples e assim conservar-se saudável e forte.

"Consegui jantar satisfatoriamente com um simples prato de beldroega (portulaca oleracea), que apanhei no meu roçado de milho, cozinhei e temperei com sal. Atribuo ao latim o apetitoso do nome do trivial."

"Contudo, os homens chegaram a tal ponto que amiúde morrem de fome, não por falta do necessário, mas por falta do supérfluo."


SEM DEPENDER DO FERMENTO E DA FARINHA DE TRIGO

"Estudei a antiga e indispensável arte de fazer o pão... Por acidente fiquei sem fermento..." Não acho que seja um ingrediente essencial. É mais simples e respeitável dispensá-lo.

"Qualquer habitante da Nova Inglaterra pode facilmente colher os ingredientes do pão sem precisar depender de mercados distantes e instáveis."


UM PONTO DE VISTA

"Desperdiça-se a melhor época da vida sacrificando-se para ganhar dinheiro, com vista a usufruir uma duvidosa liberdade na velhice."

Nenhum comentário:

Postar um comentário