Menu

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Você conhece o Nestor ?

Nestor Pereira Campos é considerado pela velha guarda musical um dos melhores guitarristas que o País já ouviu. Um de tantos talentos excepcionais que o Brasil conheceu e esqueceu. E até mesmo em sua própria cidade natal, São Luiz do Paraitinga, onde nasceu em 6 de março de 1920, poucos sabem sobre ele.
Um famoso cronista musical, Jayme Negreiros, assim falava na sua coluna em “O Jornal” (28/11/1954):
“Nestor Pereira Campos é o nome do guitarrista que hoje forma no primeiro time de nossos músicos, mercê do seu trabalho, do seu esforço, gôsto pela profissão e porquê ele discerne o bom do ruim, tocando assim meio ao estilo Chuck Wayne(guitarrista norte-americano)."

Dona Cinira, viúva do mais famoso músico luizense, Elpídio dos Santos, assim se recorda do conterrâneo:
“O pai de Nestor era conhecido na cidade por “Nego Pavão” e era casado com “Nhá Maria”. Ele morou num sítio no bairro dos Pimentas, que fica na zona rural, depois mudando-se com a família para a cidade. “Nego Pavão” tinha seis filhos: Zé, que tocava violão, era o mais velho, depois tinha o Nestor (Nestor Pavão) que também era músico, o Pernambuco que tocava caixa na Banda de Música da cidade e os outros que não tocavam instrumento nenhum. Waldomiro foi morar no Rio, a Neusa e a Nena ficaram em São Paulo…”

A família do guitarrista mudou-se para São Paulo ainda cedo, e foi lá que Nestor iniciou sua carreira de músico profissional como integrante da Orquestra de J. França no periodo de 1941 até 1943. Posteriormente foi para o Rio de Janeiro, então Capital Federal e centro cultural do País, onde terminou se radicando.
Em 1951 Nestor Campos, já como integrante do conjunto “Milionários do Ritmo”, excursionou pelo norte do Brasil. Para se ter uma idéia do sucesso do guitarrista, os ouvintes do programa “Cinemúsica” (especializado em jazz), produzido e apresentado por Paulo Santos na Rádio Ministério da Educação, elegeram seu conjunto em primeiro lugar no concurso “Os melhores de 1952″.
Ele fez parte naquele ano de 1954 de uma nova geração de músicos que se apresentava em boates. Nessas casas noturnas, com destaque a Beguin, aconteciam as chamadas Jam Sessions(Jazz After Midnight). Na época tocou e gravou com Johnny Alf e outros talentos emergentes como João Donato e Dick Farney.
Muito embora o jazz tenha sido a grande infuência nesta sua fase áurea, a maior referência musical de Nestor é o choro, estilo de grande parte de suas composições, feitas em estilo jazzistico. Entre 1954 e 1956, ele se firmou como instrumentista e compositor, além de integrar inúmeros conjuntos e participar de gravações com expoentes daquele período, isso sem contar com sua atuação na Rádio Nacional onde trabalhou também como arranjador. Entre 1956 e 1962 lançou vários discos com música dançante.Ele também se apresentou na Europa.



Choro nº 1 (Nestor e Conjunto Dick Farney)

Mulatinho (Nestor com J. Mesquita e Conjunto)

João Sebastião Bach (Nestor e Conjunto Dick Farney)





Fontes: Sites http://www.sovacodecobra.uol.com.br/ e Dicionário Cravo Albin da MPB http://www.dicionariompb.com.br/nestor-campos/dados-artisticos

Postado por: Enéas M.F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário